segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

PLANETA TERRA

Uma questão muito importante que gera polêmica desde muitos anos é: como surgiu e de onde surgiu o planeta Terra? 
Bom... Existem várias teorias sobre a surgimento do Universo, pela ciência e pelo religião. Os religiosos explicam o surgimento do Universo pelo criacionismo, ou seja foi um deus que criou tudo, fim da história, deus fez tudo que existe no universo.


Mas, pela ciência ae o assunto fica extenso. Uma teoria do surgimento do planeta Terra é aglomeração de poeira cósmica que estava em movimento circulatório foi se resfriando na parte externa, formando a superfície terrestre, conhecido como crosta terrestre.



O planeta se formou pela agregação de poeira cósmica em rotação e por meio de violentas reações químicas. O aumento da massa agregada e da gravidade catalisou impactos de corpos maiores. Essa mesma força gravitacional possibilitou a retenção de gases constituindo uma atmosfera primitiva, isso ocorreu por volta de aproximadamente 4,6 bilhões de anos atrás.

O envoltório atmosférico primordial atuou como isolante térmico, criando o ambiente na qual se processou a fusão dos materiais terrestres. Os elementos mais densos e pesados, como o ferro e o níquel, migraram para o interior; os mais leves localizaram-se nas proximidades da superfície.


Dessa forma, constituiu-se a estrutura interna do planeta, com a distinção entre o núcleo, manto e crosta (litosfera). O conhecimento dessa estrutura deve-se à propagação de ondas sísmicas geradas pelos terremotos. Tais ondas, medidas por sismógrafos, variam de velocidade ao longo do seu percurso até a superfície, o que prova que o planeta possui estrutura interna heterogênea, ou seja, as camadas internas possuem densidade e temperatura distintas.

A partir do resfriamento superficial do magma, consolidaram-se as primeiras rochas, chamadas magmáticas ou ígneas, dando origem a estrutura geológica denominado escudos cristalinos ou maciços antigos. Formou-se, assim, a litosfera ou crosta terrestre. A liberação de gases decorrente da volatização da matéria sólida devido a altas temperaturas e também, posteriormente, devido ao resfriamento, originou a atmosfera, responsável pela ocorrência das primeiras chuvas e pela formação de lagos e mares nas áreas rebaixadas. Assim, iniciou-se o processo de intemperismo (decomposição das rochas) responsável pela formação dos solos e conseqüente início da erosão e da sedimentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário